domingo, 18 de março de 2007

Dois por Quatro - Manuscrito

Manuscrito da composição de Helio, gravada no disco Symbiosis. Duo com Clare Fischer



Simbiose entre jazz e MPB ganha novo fôlego

José Domingos Raffaelli

A paixão do pianista e arranjador americano Clare Fischer pela música brasileira vem de longe. Desde o início dos anos 60, quando ganhou de presente um disco de Elizeth Cardoso. A partir daí, não só correu atrás de outros discos como gravou músicas brasileiras, incluindo os arranjos para orquestra do álbum "João", de João Gilberto. Mas a ligação de Fischer com a MPB estreitou-se de vez a partir do encontro com o guitarrista brasileiro Helio Delmiro, em 1998, nos shows e gravação do CD "Symbiosis", que continua agora numa turnê brasileira.

Os dois passaram por São Paulo na semana passada, tocam sábado, dia 5, na Sala Villa-Lobos do Hotel Nacional, em Brasília, e terminam no Mistura Fina, no Rio, dias 11 e 12 de agosto.

- Toquei com inúmeros guitarristas, inclusive Joe Pass, mas Helio é o melhor de todos - diz Fischer, que fala português e espanhol com razoável fluência. - Sonhava gravar um disco com Helio desde quando ouvi o álbum "Samambaia", que fez com Cesar Camargo Mariano. "Symbiosis" coroou esse sonho.

Fischer lembra do impacto que foi seu contato com a música brasileira.

- Ganhei um disco de Elizeth Cardoso e fiquei tão empolgado que dei o nome dela a uma das minhas composições - conta. - Então comecei a ouvir todos os discos de bossa nova que conseguia, principalmente de João Gilberto.

Em sua carreira, Fischer gravou inúmeros discos de música brasileira e latina. Num deles perpetuou sua famosa "Pensativa", gravada por uma legião de artistas, inclusive no Brasil.

- "Pensativa" é uma bossa nova, mas nos Estados Unidos todos a tocam no andamento 4/4 do jazz - comenta em tom de reclamação.

Animado com a turnê brasileira iniciada em São Paulo, Delmiro também não poupa elogios ao pianista:

- Clare é um músico muito inventivo que não se repete, dá gosto tocar com ele.

Fischer começou sua carreira como pianista e diretor musical do conjunto vocal Hi-Lo's, nos anos 50.

- Estava com eles quando escrevi os arranjos para o disco "September afternoon", do trompetista Donald Byrd com cordas, gravado em 1957 - conta. - Conhecia Byrd dos tempos em que estudamos na Universidade de Michigan.

O disco ficou inédito durante 25 anos, mas Dizzy Gillespie ouviu uma gravação em fita e convidou Fischer para fazer os arranjos de um álbum que gravou para a Verve com músicas de Duke Ellington.

- Por ironia, meu nome não constou nos créditos dos dois álbuns - lembra Fischer.

Simbiose de duas carreiras tão distintas e, ao mesmo tempo, próximas, nos shows dessa turnê Delmiro e Fischer prometem muitas surpresas.

- Incluiremos as inéditas "Sonho", do Clare, e "Lágrima azul", um choro-blues de minha autoria - adianta Helio.

- Além de alguns temas de "Symbiosis", apresentamos outras composições que escolhemos na hora. Gostamos de variar, evitando repetir as músicas do nosso repertório - conclui Fischer.

(English) [Translation by Paolo Segantini]

Symbiosis between jazz and mpb takes new impulse

Josè Domingos Raffaelli

The passion of the American pianist and arranger Clare Fischer for Brazilian music comes from far off. From the early '60s, when he got a record of Elizeth Cardoso as a gift. Starting from there, he not only ran after other records but recorded Brazilian music too, including the orchestral arranges of the album "João", by João Gilberto. But the tie of Fischer with MPB truly increases starting from the encounter with the Brazilian guitarist Helio Delmiro, in 1998, during the shows and the recording of the cd "Symbiosis", and continues now in a Brazilian tour.

The two were passing through São Paulo past week, and will be playing next Saturday in the Villa-Lobos Hall of the Hotel Nacional, in Brazilia, and will finish in the Mistura Fina, in Rio, August 11 and 12.

- I 've played with innumerable guitarists, including Joe Pass, but Helio is the best of all - says Fischer, who speaks Portuguese and Spanish fluently enough. I was dreaming to tape a record with Helio from the moment that I listened to the album "Samambaia", that Helio made with Cesar Camargo Mariano. "Symbiosis crowned this dream."

Fischer remembers the impact of his first contact with Brazilian music.

- I got a record of Elizeth cardoso and was so attracted that gave her name to a composition of mine - he tells. - From there i began to listen to all the bossa nova records that i found, mainly those of João Gilberto.

In his career, Fischer recorded innumerable records of Brazilian and Latin music. In one of those, he perpetuates his famous "Pensativa", recorded by a multitude of artists, also in Brazil.

- "Pensativa" is a bossa nova, but in the USA all the people play in the jazz 4/4 progression - he annotates in a protestation tone.

Animated with the Brazilian tour began in São Paulo, Delmiro doesn't save praises to the pianist too:

- Claire is [a] very inventive musician, not repeating himself, it's a pleasure play with him. Fischer began his career as the pianist and and musical director of the vocal group Hi-Lo's, in the '50s.

- I was playing with them when I wrote the arrangement for the record "September afternoon", of the trumpetist Donald Byrd with strings, recorded in 1957 - he tells. - I knew Byrd from the times we were studying at the University of Michigan. The record was remaining unpublished for 25 years, but Dizzy Gillespie listened to a tape record and invited Fischer to make the arrangements of an album that he recorded for Verve with music of Duke Ellington.

- Ironically, my name doesn't appear in the credits of the two albums - Fischer remembers.

Symbiosis of two careers so different and, at the same time, closes, in the shows of this tour Delmiro and Fischer promise many surprises.

- We will include the unpublished "Sonho", by Clare, and "Lagrima azul, a choro-blues of mine - adds Helio.

- More than some themes from "Symbiosis", we will present other compositions that we'll choose at the moment. We like to change, avoiding to repeat the music of our repertoire - Fischer ends.
OBS - texto retirado do site: http://www.bjbear71.com/Raffaelli/jose2b.html


Veja mais:
http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/artistas.asp?Status=DISCO&Nu_Disco=10153
http://www.souzalima.com.br/professores/heliodelmiro.htm

Um comentário:

Murilo disse...

Que legal deve ter sido essa gravação hein? Esse disco é lindo, e foi por acaso que encontrei esse seu blog Helio, pois estou fazendo um programa de jazz aqui em São Carlos e escolhi esse trabalho seu para a quarta edição do programa, que deve ir ao ar em meados de outubro. Acompanhe os programas pelo blog www.etcjazz.blogspot.com. Sou teu fã!!!